Membracel - Vuelo - Poros Médios - 5cm (Circular)
O QUE É E PARA QUE SERVE A MEMBRANA REGENERADORA MEMBRACEL DA VUELO?
A Membrana Regeneradora Membracel é um curativo de estrutura fina que é capaz de suprir a ausência de pele sobre uma ferida. Membrana Regeneradora Membracel é livre de adesivos e possui alta resistência contra umidade. Essa alta resistência possibilita que o paciente fique períodos mais longos sem efetuar a troca do curativo, e suas propriedades de cicatrização contribuem também para a redução da dor.
BENEFÍCIOS:
- Permite a drenagem do exsudato
- Promove a regeneração tecidual
- Tem efeito duradouro e pode ser mantida por até 12 dias caso não ocorra seu desprendimento, rompimento, sinais de infecção, dor aguda ou mau cheiro
- Ajuda a reduzir a região exposta de agentes infecciosos
INDICAÇÕES:
A Membrana Regeradora Membracel tem indicação de utilização em lesões e feridas de pele como queimaduras, escoriações, lesões por pressão, úlceras arteriais e venosas, feridas do pé diabético, feridas cirúrgicas, lesões causadas por epidermólise bolhosa, lesões pós-cauterização ou laser ou em qualquer outra situação em que ocorra a falta da epiderme ou da derme.
CONTRAINDICAÇÕES:
Com poros: A Membracel não deve ser utilizada para controle de hemorragias, lesões tunelares ou cavitárias, lesões com suspeita de infecção, lesões malignas ou com suspeita de malignidade.
Sem poros: A Membracel sem poros pode ser utilizada em situações similares às indicadas para o uso da Membrana Regeneradora com poros, mas, nesse caso, a lesão deve ser sem secreção.
ESCOLHA DO PORO:
Verifique o volume e a característica do exsudato (secreção) existente na ferida para escolher o tamanho ideal do poro:
- Poros médios (1 a 2 mm): indicado para exsudação baixa ou moderada. Utilizado na grande maioria dos casos.
- Poros grandes (2 a 3mm): indicado nos casos de exsudação abundante e/ou espessa.
- Sem poros: indicado para feridas sem exsudação.
COMO REALIZAR A APLICAÇÃO:
1. Escolha a dimensão correta
Considere o tamanho e a forma da ferida para escolher o modelo de membrana mais adequado. A membrana deve cobrir toda a área da lesão e exceder em, no mínimo, 1cm suas bordas. Escolha a existência ou não de poros de acordo com a exsudação (secreção), sendo com poros para lesões exsudativas e sem poros para lesões sem exsudato.
2. Limpe a área de aplicação
Limpeza da lesão com soro fisiológico em jato ou outra solução específica para limpeza, como, por exemplo, soluções com PHMB.
3. Abra o envelope interno
Abra o envelope e retire o produto com auxílio de materiais esterilizados (luvas e pinça).
4. Coloque a membrana sobre a lesão
Com auxílio de pinça e gaze esterilizadas, assente a membrana sobre a região lesionada.
5. Mantenha a membrana em permanente contato com a lesão
Acomode uma nova gaze esterilizada para absorção do exsudato expelido, fixação e proteção.
6. Cubra a membrana com gaze
Caso seja necessário, aplique um curativo secundário sobre a membrana como gaze esterilizada, para absorção do exsudato expelido, fixação e proteção.
7. Enfaixe a área
Fixe a gaze com faixa, atadura compressiva, esparadrapo ou fita adesiva microporosa. Troque o curativo secundário sempre que estiver saturado ou perca a capacidade de absorção.